terça-feira, 12 de junho de 2012

Bayeux: sua realidade.


 O próximo prefeito da cidade e os demais vereadores têm a missão de tirar de Bayeux do atraso, a população carece de diversos serviços, o transporte público é falho, escasso e conta com ônibus sucateados, o transito é uma desorganização total, as principais ruas Av. liberdade e Engenheiro de Carvalho vivem abarrotadas de veículos, a sinalização deixa a desejar, não existem outras vias melhor estruturadas para transitar na cidade ou sequer um único semáforo em funcionamento.

A infra-estrutura é pouca, nos bairros são ruas sem calçamento, esgoto a céu aberto, nunca na história desta cidade se teve a iniciativa de construir um programa de habitação em parceria com o estado e a federação para retirar as famílias das áreas de risco perto do mangue e a tragédia anunciada se repete, quando a maré enche famílias precisam ficar alojadas em escolas e crianças ficam sem aulas por ingerência de nossos representantes.

Numa cidade periférica, onde vivemos a sombra de João Pessoa, precisamos de uma educação que consiga conquista os jovens, precisamos tirar 15,5% das pessoas do analfabetismo, para que eles não sejam arrastados para o crime e/ou as drogas, para que no futuro as “feras” que a própria sociedade criou não responda com violência a ausência do poder público na forma da educação, aí neste momento, os injustos clamarão pela “moto preta” que tanto conhece os becos e ruas deste cidade esquecida, porque neste século 21 de tantos avanços tecnológicos é fácil tirar uma vida que educá-la.

 É incompatível para o atendimento médico de uma população de 99.716 habitantes a existência de 35 leitos, as reformas precisam priorizar a criação de leitos, contratação de pessoal e compra de equipamentos e não construções de fachadas modernas para esconder filas longas e aflição na espera de um atendimento.

Por fim, creio que a criação de emprego e incentivo ao comércio local são coisas também importantes porque acredito que qualquer cidadão de Bayeux tem preferência por trabalhar aqui, mas como cada um tem suas responsabilidades e emprego hoje é coisa que precisamos lutar para ter, seja em João Pessoa ou qualquer outra cidade que ofereça oportunidades lá iremos buscá-lo. De acordo com a Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Bayeux conta com 80 empresas, que empregam 3.685 pessoas o que é muito pouco levando em conta a população da cidade.

Espero ter contribuído a análise da realidade, pois só fazendo crítica e autocrítica é que as coisas avançam assim nos ensina a dialética.

Ao usar este texto, mantenha os links e faça referência ao autor: FREITAS, Rafael. texto: Bayeux: sua realidade. Bayeux, PB. Publicado 12/06/2012, em: http://oespacodasideias.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário