quinta-feira, 7 de junho de 2012

Sonda soviética encontrou água na lua em 1976.


Em 1976, uma sonda espacial soviética foi enviada à Lua, perfurou a sua superfície deste satélite e encontrou água, o fato foi publicado no jornal Geokhimiia, que contava com versões em inglês e russo.

Este o estudo apresentado pelos soviéticos jamais foi mencionado por qualquer outro periódico científico sequer, como parte da propaganda anticomunista que queria mostrar ao mundo que o socialismo não conseguia acompanhar o “avanço tecnológico” capitalista. O socialismo sempre esteve a frente na corrida tecnológica mandou o primeiro satélite ao espaço, Sputnik, o primeiro animal, Laika, o primeiro ser humano, Yuri Gagarin, a primeira mulher, Valentina Tereshkova, tinham 500 horas a mais de experiência no espaço que os norte americanos, Valentina Tereshkova passou mais tempo no espaço que todas as missões capitalistas juntas, o desespero era total, não poderiam permitir que o seu adversário comunista sempre estive um passo a frente. O mais curioso é que os norte-americanos também estavam em busca de água na Lua, mas nunca conseguiram provar a existência da substância, apesar de terem trazido 300 quilos de amostras à Terra, coletadas durante suas missões ao satélite.
A descoberta russa nunca ter sido divulgada prejudicou os avanços científicos por décadas. Até o ano de 2006 os cientistas subestimavam a quantidade de água presente na Lua. Hoje em dia, a quantidade estimada é bem superior, sendo de uma parte por milhão.
A sonda soviética realizou a viagem em agosto de 1976, realizou uma perfuração na superfície da Lua de aproximadamente dois metros de profundidade, regressando à Terra com aproximadamente 230 gramas de amostra, dos quais 0,1% correspondia à água.

Ao usar este texto, mantenha os links e faça referência ao autor: FREITAS, Rafael. Artigo: Sonda soviética encontrou água na lua em 1976. Bayeux, PB. Publicado 5/06/2012, em: http://oespacodasideias.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário