quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Crianças detidas.

O estado de Israel julgou e condenou entre 2005 e 2010 mais de 800 crianças e jovens palestinos menores por jogarem pedras nas forças de segurança hebraicas.  Esta denuncia foi feita pela organização de direitos humanos Betselem.
De um total de 835 detidos e condenados por tribunais militares, 34 tinham entre 12 e 13 anos, 255 entre 14 e 15, 546 entre 16 e 17, afirmo a organização.
O grupo israelense de direitos humanos disse que apenas um dos jovens foi absorvido e ressaltou que os tribunais militares judeus são questionados por não cumprirem com a legislação internacional, nem com a de seu próprio país.
 Houve também relatos de abusos e torturas, além de restrições de necessidades básicas aos menores palestinos. Betselem explicou que 50 dos menores foram presos em plena noite e que seus familiares não puderem acompanhá-los.
Entre os menores entrevistados pela organização, 2/3 alegaram terem sido tratados com violência durante os interrogatórios e que lhes foi proibido ir ao banho e comer e beber.
93% receberam condenações a prisão de até 20 meses, e menores de 14 anos condenados prisão, algo proibido pela legislação israelense.
Ao serem classificados “presos de segurança” não puderam receber visitas, nem efetuar ligações telefônicas, atitude muito parecida com as praticas pelo seu sócio maior e opressor dos povos do mundo os Estados Unidos da América.
“É um delito porque pode provocar feridas graves”, está foi a ridícula resposta dada pelo exército israelense, onde em todo o conhecimento de seus engenheiros pedras podem provocar ferimentos em homens dentro de blindados etc.
É interessante notar que este povo após séculos de perseguição, cativeiros, migrações, e mais recentemente o sofrimento do holocausto, fato que dispensa comentários, pois qualquer pessoa se indigna com as diversas imagens e relatos passados através das décadas, após ter conquistado o seu direito a um território e nação constituídos (14 de maio de 1948), se dediquem a oprimir povos que lutam por conquistar este mesmo direito, afinal os Palestinos são um povo assentado em um território sem liberdade de constituir um estado de direito para si, governado por uma “Autoridade Palestina” sem autorização ter forças armadas, ao contrário Israel que é reconhecido com nação.

Ao usar este texto, mantenha os links e faça referência ao autor: FREITAS, Rafael. texto: Crianças detidas. Bayeux, PB. Publicado 08/09/2011, em: : http://oespacodasideias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário